8 dicas para tirar maior proveito das suas baterias!

camera-battery

Algumas pessoas, frequentemente tem dúvidas sobre as baterias de suas câmeras: funcionamento, recarga, vida útil…

Hoje, as baterias de lítio, que cada vez mais se tornam presentes nos modelos de câmeras compactas, tem mais qualidade e também durabilidade. Algumas dicas podem nos ajudar a manter e até aumentar o tempo de utilização dessas células de energia.

As perguntas geralmente são: quanto tempo de recarga? posso recarregar sem que a carga esteja finalizada? porque a autonomia está baixa? Enfim… a seguir, coloquei oito dicas que li em um site americano e que achei muito proveitosas.

1 – Não as sobrecarregue

Isso significa não deixá-las longos períodos carregando, excedendo o período de término da carga. Ou seja, terminou de carregar, tire da tomada, pois isso destrói as céululas de lítio, diminuindo sua vida útil!

2 – Escureça o máximo possível seu LCD

Quanto menos luminosidade/brilho (brightness) você tiver imputado ao seu LCD, mais vai durar sua bateria. Alguns modelos hoje tem a opção de brilho automático. Se não fôr o seu caso, ajuste de forma que fique visível, mas sem exagero!

3 – Trabalhe com o LCD desligado

Muita gente vicia em ter as informações de disparo sempre visíveis no LCD. Isso consome imensamente bateria, e as informações de que você precisa, estão todas dentro do visor da câmera.

4 – Fique longe do Live View, o quanto puder!

O Live View é um recurso relativamente novo nas DSLRs. Tem enorme utilidade em algumas situações, mas pode se tornar um vício. É lógico que quanto mais usar, menos a bateria vai durar! Pense que sua utilização é uma captura contínua, e isso demanda muita energia! Use, mas não abuse…

5 – Evite deletar imagens; delete apenas o que for realmente necessário.

É simples! Para deletar imagens, você vai estar visualizando-as no LCD e manuseando controles de acesso ao cartão de memória. Resultado: consumo de carga maior!

Aqui existe um outro ponto crucial: você ainda corre o risco de deletar tudo sem querer! Acidentes como este não são tão raros quanto se pensa. Portanto, serei um pouco mais radical: não delete imagens! Compre cartões suficientes para não ficar na mão!

6 – Compre cartões de memória mais rápidos!

Já foi comprovado que a gravação e leitura mais rápidos dos cartões, reduzem o consumo de bateria! Hoje em dia, modelos mais rápidos (mesmo não sendo os top) já estão mais acessíveis!

Eu, tenho utilizado já há algum tempo os Compactflash Kingston Elite PRO, recomendo e nunca tive problemas.

7 – Limpe efetivamente seu sensor.

Muitos usuários utilizam os sistemas de autolimpeza dos sensores que são acionados ao se ligar e desligar a câmera, continuamente. Isso resolve um problema mas pode te causar outro: vai aumentar o consumo de carga. Se o sensor está sujo, parta para um limpeza efetiva do mesmo. Existem algumas formas de você mesmo fazer (não recomendo, pois não conheço o grau de delicadeza para tal de cada um de vocês) ou então de procurar algum especialista que o faça.

8 – Use um flash externo.

O flash embutido é mais uma função (de alto consumo) sendo utilizada da câmera, portanto vai contribuir para o consumo. Logo, se tiver ou optar por um flash externo, sobra mais energia para a câmera e para mais cliques!

Espero ter contribuído de alguma forma. Até a próxima!

~ por Raphael Fraga em 10/07/2009.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: