E quando era só filme?

CanonRebelG

Aproveitando o gancho do grande Vernaglia, que fez uma alusão a era analógica, onde não tínhamos LCD e que trouxe uma certa insegurança a muitos fotógrafos.

Sim, antes, com o filme, existia uma ansiedade misturada a curiosidade de sabermos como estava sendo registrada a cena. Havia limite, o filme acabava! Por mais rolos que você tivesse na bolsa, nada comparava-se a um cartão de 1GB, muito menos 32GB, como temos hoje. Muitas vezes tínhamos que guardar a foto para uma próxima oportunidade…

Eu, particularmente, andava com uma “ficha de campo”. Cada uma com 36 quadrinhos (1 pra cada foto), onde eram colocados os METADADOS da foto: ISO, velocidade, abertura, flash, etc.. e depois comparava uma foto a outra, percebendo o que ficou bom ou ruim…

O que percebo as vezes é que a comodidade do digital, traz sim essa insegurança, pois só ficamos satisfeitos depois de fazer 5, 10 ou 15 cliques da mesma. Vale lembrar que não estou julgando o digital, pois utilizo e não troco por nada, ainda mais quando se trata de um trabalho, de um cliente! Só estou justificando a proposta do Vernaglia que é: fotografe um dia com seu LCD desligado. Sinta a sensação de ver o resultado só depois… em casa.

Clicar menos e acertar mais (desde que a situação permita, é claro!), é o que venho tentando fazer.

Experimente, e conte-nos o que achou!

~ por Raphael Fraga em 02/07/2009.

2 Respostas to “E quando era só filme?”

  1. Falou e disse Rapha!

  2. Olha minha Rebel G ai gente! Ela continua na caixa com uma bateria reserva lacrada e dois rolos de filme😀

    As vezes tento fotografar com um cartão de 32MB (megas mesmo) ou com o de 8MB! Só para lembrar como eram as coisas antes… mas confesso que sou viciado no LCD… Precisamos saber usar a tecnologia a nosso favor e não ficar acomodados com tanta facilidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: