E você? Já ouviu falar de Ansel Adams?

bxHá alguns dias, conversando com alguns alunos, perguntei sobre Ansel Adams.

Alguns, com cara de espanto, ficaram calados, outros disseram: ” Ah, sim tem aquela foto dele né? ou ” Já ouvi falar…”; e isso me preocupou um pouco. Isso porque nós que viemos da era analógica precisávamos de muitos ensinamentos e informações contidas em “A câmera” por exemplo, senão as coisas não andavam… além da relevância indiscutível deste grande nome para a fotografia.

Com a chegada definitiva da era digital, muitos novos fotógrafos, iniciaram sua trajetória com estas maravilhas, instantâneas, práticas e portáteis, e desta forma, acredito eu, passaram a enxergar apenas daqui pra frente. A busca pelo anitgo, pelos primórdios e pela maestria parece ter ficado de lado. Não que para sermos fotógrafos tenhamos que saber tudo da vida deste cara, ou de Cartier Bresson, entre outros, mas pelo menos uma noção de quem foram, faz parte do processo.

Portanto, fica aí a recomendação: mesmo com o negativo tendo sido praticamente abolido da vida da maioria dos fotógrafos, a coleção clássica de Adams (A Câmera, A Cópia, O Negativo) pode (e deve) ser visitada por quem quer se dedicar a esta caminhada. Não saber nada sobre ele, pode ser comparado a estudar Biologia sem saber de Darwin, ou falar de Física sem conhecer Newton…

http://www.anseladams.com/

~ por Raphael Fraga em 13/03/2009.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: