Entendendo o tamanho dos sensores nas câmeras digitais!

A chegada das câmeras digitais trouxe algumas novidades, e uma das principais mudanças foi a redução do quadro da imagem (frame) com a utilização de sensores menores que o tradicional 35mm (36mm x 24mm). Nos seus negativos, se medir a área de cada foto, você verá que eram essas as suas dimensões.

Para os recém chegados na fotografia digital, uma dúvida muito comum é esse tal FATOR DE CROP, tanto na sua definição como na consequência da mudança. Mas por que essa redução?

Em primeiro lugar, pois o sensor é uma das partes mais caras da câmera e dessa forma, reduzir sua área significou tornar acessível a uma maior parte de consumidores a aquisição das digitais. Em segundo, com essa redução, o efeito visual provocado pelas objetivas foi de “potencialização” das mesmas, fazendo com que as distâncias focais equivalessem sempre a uma distância focal maior, o que podemos considerar um ganho.

Como costumo dizer, na fotografia, nunca ganhamos sempre. A vantagem que determinada situação proporciona, num outro aspecto, pode signifcar prejuízo. Neste caso em questão, a potencialização das objetivas mais “curtas” implica na necessidade de distâncias focais cada vez menores quando desejamos uma grande ou super grande angular.

O fator de crop tem um valor atribuído pelo fabricante que indica, proporcionalmente ao tradiconal 36mm x 24mm, quão menor é o sensor. É por este valor que devemos multiplicar a distância focal da objetiva para obtermos o comportamento real da mesma. Notem que o que se altera é o comportamento  e não as especificações da obejtiva.

Resumindo: colocar uma objetiva de 100mm numa Canon com Crop igual a 1,6x não causará uma incrível metamorfose na mesma. Ela continua sendo uma 100mm, porém nos dando um resultado equivalente a 100 x 1,6 (crop) = 160mm. Quanto menor o sensor, maior a potencialização imputada a objetiva…

Já fazia um tempo que queria escrever algo sobre isso e hoje, lendo o blog Neutral Day vi uma postagem relacionada a isso e aproveitei.

Abaixo segue a tradução adaptada do post feito por eles:

sensor

Imagem: Neutral Day

“Sabemos ser confuso tentar entender os tamanhos de sensores disponíveis nas câmeras digitais atualmente.

Acima, tentamos mostrar algo que dê uma pequena noção de escala. A dimensão total, representa um sensor 35mm, em outras palavras o tamanho de um sensor fullframe como o das câmeras Nikon D3 e D700, Sony A900 e Canon 5D Mark II.

Da direita para a esquerda, o quadro azul indica os típicos sensores APS-C (cropados), como os encontrados nas câmeras da Nikon (D300, D80, D60, D40, etc)  e  Pentax. O vermelho é o típico sensor com 1,6x de crop da Canon (50D, 40D, XSi, XS, XTi, etc).  O verde é o sensor numa Sigma DP1 e DP2, o roxo está nas Olympus 4/3 (Four-thirds), como a E-30, e também na Panasonic G1 (e a nova Samsung NX).

Há entãoum grande salto quando passamos ao território das compactas. O azul marinho indica a LX3, azul claro, próximo a G10, e vermelho está próximo da Canon SX1 IS, preto é o tamanho do sensor da Sony HX1, e finalmente as compactas “Point and Shoot” com 1/2.5x

O maior não indica exatamente o melhor, mas relaciona-se a quanto megapixels estão no sensor, sendo importante ressaltar que a qualidade da imagem que uma câmera em particular possa gerar esteja ligada a performance de seus ISO’s (imagens em ISO alto com baixas perdas). Não há regras, e o s fabricantes continuam tornando melhores e melhores  os sensores, aliados ao processamento das imagens ao mesmo tempo.”

Finalizo e aproveito para quebrar um mito: mais megapixels não quer dizer ser o melhor.

Adquirir um equipamento de marca conhecida, onde a ótica e o sensor sejam reconhecidamente de qualidade, em minha opinião são fatores mais importantes que a resolução disponível. E infelizmente, grande parte dos vendedores não fazem a mínima idéia disso…

~ por Raphael Fraga em 08/03/2009.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: