Cartões de memória – trate-os bem!

Estive lendo uma matéria sobre cartões de memória e, segundo meus procedimentos, decidi lembrar àqueles que já sabem e esclarecer aos que tem dúvidas algumas questões importantes, que podem evitar tremendas dores de cabeça.
Muitos fotógrafos não dão aos cartões de memória a devida importância que merecem. Esquecem-se de que são o “filme”das câmeras digitais e que o resultado do trabalho realizado está ali.

Uma dúvida que costumo perceber é com relação a diferença entre modelos e marcas. Uma coisa é o modelo, tipo ou formato aceito pela câmera, e outra coisa é a marca de um determinado formato que vai ser escolhida. Os formatos existentes hoje são principalmente:

Compactflash, SD (Secure Digital), Memory Stick,😄, MMC

As marcas mais encontradas são: Sandisk, Kingston, Lexar, Transcend, Sony, Dane-Elec

Eu hoje tenho usado cartões Compactflash da Kingston, da série Elite Pro, que são cartões excelentes e de ótimo custo benefício. Outras marcas como Sandisk e Lexar, em suas linhas profissionais pricipalmente, seguem o mesmo padrão de qualidade (já os utilizei também) porém normalemnte são encontrados com preços um pouco mais altos. São as marcas que geralmente recomendo.

kingston-cf16

De forma breve, vão aqui algumas dicas:

1- Ao comprar seus cartões, dê preferência as marcas mais conhecidas e conceituadas, bem como a lojas ou fornecedores de credibilidade, e não se engane: preços baixos são baratos que saem caros!

2- As velocidades podem fazer diferença dependendo da utilização que for dada ao cartão (necessidade de sequencias longas de disparo) e na hora de descarregar as imagens. Maiores velocidades custam mais, e se não for essencial opte pelo mais barato sem preocupação.

3- Cartões das linhas PRO, seja qual for a marca, geralmente são Lifetime Warranty (Garantia Vitalícia) e por isso, acredito eu, têm qualidade superior. Se a diferença de custo for pequena, não tenha dúvidas em dar a eles preferência.

4- Não deixe os cartões próximos a objetos ou equipamentos desmagnetizadores. Ondas eletromagnéticas afetam os dados gravados no cartão ou podem corromper os arquivos gravados levando à permanente inutilização do cartão dependendo de sua qualidade.

5- Cuidado ao excluir imagens! Durante um evento, por exemplo, evite ficar deletando fotos. Um fato muito comum é a deleção completa acidental das imagens. Ainda assim, caso aconteça, nem tudo está perdido pois pode-se recuperar as imagens apagadas, desde que o cartão não continue sendo utilizado!

6- ATENÇÃO! Se o cartão for FORMATADO, função executada via menu intern da câmera (portanto mais complexa) é praticamente impossível se recuperar arquivos excluídos desta forma. Formate a mídia apenas depois de conferir se as imagens estão no dispositvo de destino (PC, notebook, HD externo, etc).

7- Tenha sempre mais de um cartão! Prefira dois cartões de 4GB a um de 8GB, por exemplo. Lembre-se que não podemos comprá-los em qualquer lugar ou ocasião como fazíamos com os rolos de filme. Se o seu único cartão pifar por qualquer motivo você não fotografa mais e como diria meu amigo Vinícius, “senta e chora!”.

8- Não abra o compartimento do cartão, retire a bateria ou desligue a câmera se o mesmo estiver sendo acessado. Uma luz indicadora pisca durante este processo. Interrompê-lo pode ocasinar o travamento do cartão e corrompimento dos arquivos já gravados. A cor ou posição da luz varia de modelo pra modelo.

9- A formatação dos cartões deve ser feita regularmente, isso reorganiza o espaço de gravação e apaga resíduos de arquivos antigos garantido o bom funcionamento do cartão. Se um cartão é novo ou foi retirado de outra câmera, deve ser formatado pois para cada marca esse processo obedece uma lógica.

10- Evite ficar retirando o cartão da câmera! Restrinja o transporte e manuseio aos momentos de real necessidade ou quando for descarregar as imagens. Feito isso, retorne com o mesmo a câmera imediatamente.

~ por Raphael Fraga em 07/01/2009.

3 Respostas to “Cartões de memória – trate-os bem!”

  1. Legal as dicas Rafa. Eu só discordaria do seu comentário a respeito da marca dos cartões já que eu venho utilizando cartões O&M, que em outras palavras são cartões sem marca já que saem da fábrica mas não recebem a etiqueta de nenhum fabricante. Eu sempre olho a velocidade pois isso é muito importante para meu trabalho de fotografia de casamento. Agora a marca hoje eu vejo como grife já que todos os cartões compactflash são fabricados pelas mesmas empresas. Se vc sabe a procedência, pouco importa a marca. O problema é a falsificação, por isso é legal se preocupar muito mais com a fonte do seu cartão.

    No meu caso que estou utilizando a 5D mark II, um cartão de 4gb não me dá mais que 100 fotos em RAW. Agora ao invés de 8gb eu uso cartões de 16gb. Portanto acredito que a capacidade do cartão a ser utilizado deve estar atrelada ao tipo de arquivo em que se fotografa (JPG ou RAW) e além disso a resolução da câmera de cada um.

    Espero que tenha contribuído para o post!

    Abs a todos!

  2. Com certeza! Você tem toda razão contribui muito seu comentário. Só não havia mencionado pois raciocinei de uma forma mais voltada para o que temos frequentemente disponível no mercado e os cartões OEM não são encontados em lojas por exemplo.

    Valeu!

  3. Gostaria de opinar sobre a marca…ou relatar o que ocorreu comigo…
    Comprei uns dois cartões CF da marca DANE ELEC 4GB no início de 2008.. acontece que no meu caso (CANON 40D), fica difícil inserí-lo na máquina (O encaixe é ruim). E outra situação foi em um casamento que vcs até estavam presentes, ao efetuar a troca, o DANE ELEC deu erro!
    Infelizmente perdi a confiança na marca!
    Abs para vcs!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: